Biografia

Pianista, compositor, arranjador e produtor musical, a música sempre esteve presente na vida de Hamleto Stamato Junior. Seu pai, também chamado Hamleto, foi um brilhante saxofonista e flautista, que integrava as bandas de Hermeto Pascoal e Martinho da Vila na década de 70.

Nascido em Bebedouro (SP) em 04/02/1968, iniciou seus estudos de piano aos 6 anos de idade em São Paulo. Com a morte do pai, retornou para Bebedouro onde estudou no Conservatório de Música dos 11 aos 13 anos; aos 16 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se formou Bacharel em Música pela Universidade Estácio de Sá, com curso de aperfeiçoamento técnico com a concertista Sônia Maria Vieira e curso de harmonia e arranjo com o maestro Vittor Santos.

Hamleto é músico profissional desde 1988 e a partir de 2016 Hamleto se mudou para Europa. Em 2018 completa 50 anos de idade e 30 anos de carreira profissional como músico.

Tocou com Claudia Telles, Marisa Gata Mansa, Tim Maia, Danilo Caymmi. Com Rosa Passos viajou em turnês pela Venezuela, Espanha, Suécia e Dinamarca. Com Leny Andrade em turnês pela Europa e Japão. Como trombonista Raul de Souza em turnês e festivais de jazz pela Suécia e Dinamarca.

Em 1995, tocou em Moscou, com o trio de Bossa NovaFogueira Três” e na escola de ballet Bolshoi. Em 1997, no Free Jazz Festival, integrou a banda de Paulinho Trompete.

Em 2000, tocou com Robertinho Silva e Ney Conceição, no Queen’s Theater em Nova Iorque. Lançou o selo BrPlus, estúdio criado em parceria com PH Castanheira. De 1995 até 2009, a dupla assinou  grandes produções na TV Globo, como Criança Esperança e Brasil 500 anos, transmitidos para o Brasil e outros países da América Latina. Realizaram shows ao vivo na França durante a Copa do Mundo em 1998 e em Brasília em 2000.

Uma de suas composições, Tema da Academia, fez parte da trilha sonora da novela “Andando nas Nuvens” da Rede Globo.

Em 2003 lançou seu primeiro disco solo, Speed Samba Jazz (CD muito bem recebido pela crítica especializada), com formação de trio e que deu origem à série de cinco CDs. O Speed Samba Jazz 2 contou com a participação especial de Hermeto Pascoal e o Speed Samba Jazz 3 foi indicado ao prêmio Tim em 2007, na categoria melhor grupo instrumental.

Foi produtor musical e arranjador dos programas Fama 4 e Estação Globo de 2006 a 2008.

Em 2009, com patrocínio do Banco BMG, gravou o seu primeiro DVD, Gafieira Jazz, que ganhou o reforço de um naipe de metais e foi filmado ao vivo, no Pólo Cine Vídeo no Rio de Janeiro.

Com este trabalho realizou uma turnê pela Europa e leste Europeu em 2011, durante um mês, se apresentando em 8 países (França, Alemanha, Polônia, Estônia, Croácia, Sérvia, Letônia, e Lithuania), com 18 shows alternando-se entre clubes e festivais de jazz. 

Em 2016, lança o CD Tributo a Mileto, cujas músicas foram compostas pelo pai de Hamleto e gravadas em uma fita cassete na década de 70,  posteriormente digitalizadas possibilitando a interação das músicas gravadas na fita com os arranjos e o piano de Hamleto, contando ainda com um quarteto de cordas e participações especiais.

Em 2018 lança pela Fina Flor, o seu mais recente trabalho, o CD “Ponte Aérea”.